Projeto pedagógico: Sexualidade se aprende brincando

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O ser humano é um ser sociável. A partir do momento que sai do ventre da mãe sua interação com o meio cultural começa a se delinear e vínculos afetivos se formam.

Todas as etapas que o  individuo  passa dentro desse meio soci0-cultural-afetivo determina a qualidade de suas relações interpessoais e de seu aprendizado formal. Embora os fatores genéticos não possam ser descartados, pois exercem um papel de destaque  na predisposição positiva ou negativa para o desenvolvimento de características gerais deste mesmo individuo.

Dentro da escola, que é um recorte minúsculo da sociedade, as crianças manifestam comportamentos que podem, se bem orientados, levá-las a serem pessoas/profissionais bem sucedidos ou fracassados.

Um olhar sensível e crítico do professor pode identificar  habilidades ou deficiências em alunos que pais e/ou responsáveis não conseguem distinguir pela proximidade afetiva ou distanciamento físico com que se relacionam.

Já levando-se em conta as transformações sociais, econômicas e política brasileiras a LDB 9394/96, lei de diretrizes e bases que rege a educação brasileira, em seu Art 1º declara:

” A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

Pode-se concluir então que todo assunto que diz respeito a formação do indivíduo em sociedade  é matéria escolar: sentimentos, trabalho, escrita, cálculo, saúde, meio ambiente, diversidade cultural, religião, ética, cidadania, orientação sexual entre outros.

A partir da observação que o corpo docente fez do comportamento de  exacerbação da sexualidade nos alunos de todas as faixas etárias da escola foi proposto que a área de linguagens, códigos e suas tecnologias desenvolvesse um projeto voltado a orientação sexual. Esse projeto seria executado no segundo bimestre do ano letivo e cada professor trabalharia da maneira que melhor se adequasse a aprendizagem da turma.

O projeto que criei segue as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais a respeito do eixo transversal orientação sexual:

“A Orientação Sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados. Tal intervenção ocorre em âmbito coletivo, diferenciando-se de um trabalho individual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as dimensões sociológica, psicológica e fisiológica da sexualidade. Diferencia-se também da educação realizada pela família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de determinados valores sobre outros.

O trabalho de Orientação Sexual visa propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa. Seu desenvolvimento deve oferecer critérios para o discernimento de comportamentos ligados à sexualidade que demandam privacidade e intimidade, assim como reconhecimento das manifestações de sexualidade passíveis de serem expressas na escola. Propõe-se três eixos fundamentais para nortear a intervenção do professor: Corpo Humano, Relações de Gênero e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS.” (PCNs,1997, vol.10)

Os contornos do projeto foram tomando forma ao longo de sua execução partindo da necessidade de se adaptarem as atividades às necessidade de aprendizagem da turma. Esta composta por 34 alunos da 7ª série/8º ano entre 13 e15 anos de idade, dos quais sou professora de português há aproximadamente 3 anos letivos.

Objetivos

Muitos adolescentes ainda não conhecem o seu próprio corpo e não entendem as mudanças próprias da puberdade que tanto os afetam física como psicologicamente. O agravante se dá devido a inibição e às vezes vergonha dos pais que faz com que busquem orientação sexual com amigos ou em fontes não confiáveis.

Para quebrar esses tabus a respeito do tema sexualidade é que se propôs a criação de jogos de tabuleiro.

Partindo-se do lúdico, que é a  criação de um jogo de tabuleiro, o objetivo principal do projeto é que o aluno desenvolva as habilidades de leitura e escrita de textos prescritivos/injuntivos.

Segue-se, também, objetivos secundários que não menos importantes como os de estimular um trabalho coletivo de cooperação e troca de idéias, além de promover um ambiente  descontraído para que o  jovem  tenha esclarecida as dúvidas que possua sobre sexo, doenças, preservativos, sistema reprodutor entre outras relacionadas à sexualidade.

Metodologia

Nas duas primeiras semanas os alunos elaboram perguntas com as dúvidas que tinham sobre a sexualidade e colocavam em uma caixa. Essas perguntas são anônimas para evitar constrangimentos.

Num primeiro momento foi feito um debate com os alunos dispostos em semi-círculo tendo como referências as próprias perguntas que eles elaboraram. Depois separados em grupos de 5 ou 6 alunos as perguntas restantes foram dadas aos grupos para que fossem discutidas entre eles.

Após este primeiro contato com o tema é que se seguiu o processo de criação:

  1. Apresentei a proposta para sala explicando-lhe que iriam criar um jogo de tabuleiro com perguntas que envolvessem as questões de sexualidade e que fossem adequadas a faixa de 11 anos.
  2. Expliquei a eles que deveriam utilizar materiais recicláveis, de preferência. Para não poluirmos mais a natureza.
  3. Expus também a obrigatoriedade do jogo conter um manual com as regras.
  4. Acrescentei que deveriam criar um anúncio publicitário do jogo.

Com as perguntas que eu já havia distribuído aos grupos pedi para que  buscassem outras no livro didático, consultaram a internet  e outras fontes bibliográficas para enriquecer o acervo de perguntas que fariam parte do jogo.

Os grupos reunidos na sala de aula se organizaram para a criação do protótipo do tabuleiro, com rascunho de perguntas, manual, bem como delegaram funções aos componentes com responsabilidades a serem cumpridas até a entrega a conclusão do projeto (20 dias depois).

Durante esse período orientei os grupos para que viessem me procurar e esclarecessem  suas dúvidas quanto a execução dos trabalhos. Em outras aula discuti com eles os caminhos que levam ao  sucesso de um projeto coletivo abordando as questões da ética.

A conclusão do trabalho foi feita na exposição dos jogos numa feira com visitação de alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries             ( 6º/7º /8º ano respectivamente).

Terminada a feira partiriam para a análise e avaliação do material criado bem como reflexão e avaliação pessoal de seu desempenho e desenvolvimento ao longo do projeto.

Duração: 2 meses

2 comentários sobre “Projeto pedagógico: Sexualidade se aprende brincando

    1. Obrigada, Silene. Esse foi meu intuito: expor projetos que deram certo para que outros profissionais se apropriem dele como base a ser trabalhada com outras turmas.Se quiser mais detalhes é só me contactar.

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