Wikis e seu uso pedagógico

14 jul

Depois de um tempinho de reclusão estou de volta  ao blog com duas novidades:

  1. A EMEF Abrão de Moraes irá fundar dia 29/09 sua Academial estudantil de letras Luis Fernando Verissimo.
  2. A partir de 18/07 começo oficilamente a me dedicar ao ensino de português para estrangeiros.

Estou tentando entrar em contato com o escritor Luis Fernando Verissimo para comunicá-lo sobre o evento, mas achar uma pista sequer para falar com ele está osso, rs. Tenho certeza que vai aparecer uma luz e ele virá receber a homenagem pessoalmente.

A Ael tem sido o melhor trabalho que tenho feito na EMEF. Trabalhar a leitura é trabalhar a libertação do homem. Dentro da escola há diamantes verdadeiros  entre vários falsos brilhantes e estou eu lá agora com a professora Magda num trabalho de garimpeiro. Seguro em cofre 20 alunos que não podem se perder.

Para o segundo semestre é focar o dia de fundação.

Apesar de ainda ter gente incrédula e desconfiando da minha capacidade (porque eu sou meio porralouca)  e da realização do projeto dentro da escola tenho percebido que cada vez mais os alunos estão melhorando na sua postura enquanto seres humanos,  a compreensão de texto e a expressão e leitura oral.

Dei uma aula sobre conotação e denotação e utilizei a música Dois Rios-Skank. Lá fui eu com meu violão…

Teve uma professora que ironicamente perguntou: “vai ensinar, o quê?” “será que eles aprendem?”… Tem gente que substima a capacidade dos bichinhos, ochê!

Foi mamão com açúcar. tsc tsc tsc

Sobre o ensino de português como língua estrangeira temos muito ainda que falar a esse respeito aqui no blog. A área é recente, há poucas pesquisas a respeito e a demanda por profissionais tem crescido absurdamente nos últimos anos. Principalmente agora que temos no Brasil mais de 10.000 empregados vindos do exterior trabalhando para suprir a mão de obra qualificada de alto padrão: engenheiros em sua maioria.

Eles vêm para ficar curtos períodos, às vezes, trazem a família e precisam se virar no cotidiano. Treinam funcionários, pegam suas malas e voltam para seus países de origem.

Eu me enveredei para esse campo este ano e tenho um aluno americano. Agora vou me firmar nesta área que tende a ser muito promissora: copa, olimpíadas…

Há poucas universidades dentro do país que trabalham com esse tema as principais são: Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC-RJ. Existem outras, mas as pesquisas estão concentradas nestas citadas. Aqui em São Paulo, mesmo, não tem nada a respeito, nem pós, nem extensão, somente algumas disciplinas em cursos de graduação ou pós como eu encontrei na USP, por exemplo.

A partir da semana que vem vou fazer parte da equipe de professores da Companhia de Idiomas e já iniciei um curso EAD pela Somática Educar para formação de professores de português como língua estrangeira. Tenho lido vários textos a respeito, mas é sempre bom fazer algo específico. Quer crescer como profissional? Então, ESTUDE, RECICLE-SE, RENOVE-SE, INOVE!

Tem uma música que diz: QUEM TÁ PARADO É ………… lesado………vou mudar aqui porque em tempos de homofobia vão dizer por aí que sou homofóbica.  A questão é que não se pode parar, pedras que rolam não criam limbo.

Ah, e falando em pedras  hoje é o Dia Mundial do Rock(13/07)….Salve! Salve! e pra quem não sabe o Rock n’ Roll é uma mistura de Country e R&B (rhythm and blues), inventado e aperfeiçoado por Little Richard, Jerry Lee Lewis, Bill Haley e Chuck Berry. Rock n’ Roll é coisa de preto! É Rock n’ Roll na veia! Salve os pretos criadores do rock. It’s only rock n’ roll but I like it – Rolling Stones

Pra finalizar que é muita informação pra um post só, mas depois eu vou detalhando com o tempo, terminei minha extensão na PUC- Teacher’s Link e minha monografia foi sobre o uso do computador nas aulas de inglês. Muitas leituras, muitas pesquisas, adorei o tema. Agora estou em mais um curso EAD oferecido pela USP- Mídias na Educação. É interessante como o astral trabalha em sintonia…

Minha irmã sempre que lê algo relacioando a essa temática me manda mensagens via twiter ou e-mail. Essa eu achei interessantíssima e compartilho com vocês.

Uso dos wikis como ferramenta pedagógica.

Os wikis (como wikédia) é menos utilizado que o blog, mas é uma ferramenta editável por qualquer grupo de participantes. Dessa maneira, textos podem ser escritos e revisados coletivamente. O autor do blog é o Bruno graduado em Marking e ele é do Espírito Santo. Muito boa e pertinentes suas observações pedágógicas a cerca do uso dos wikis.

Como sou professora de português me veio a ideia de elaboração de textos coletivos em que cada aluno ou grupo de alunos ficasse responsável por elaborar uma parte do texto, ou sub temas, mesmo dividindo em introdução, resumo (abstract), corpo do trabalho (em suas partes), conclusão. Mais ou menos como um trabalho acadêmico. E eu lá só dando dos toques até a finalização. Seria muito dez! Para saber mais:Wikis como ferramenta educacional.

5 Respostas to “Wikis e seu uso pedagógico”

  1. Marilene 27/09/2011 às 7:41 PM #

    Meu filho está na 3ºsérie e irá visitar a AEL no dia 29/09 então, me interessei verificando se havia um site p/ que eu possa me inteirar do que se trata.Fui surpreendida com o belo trabalho que estão “fazendo” apesar de saber que, é um trablho conjunto.Um trabalho de equipe e infelizmente como há alunos s/ interesse há alguns professores também, .Pois a sala de leitura do Abrão tem deichado a desejar.Quem sabe com este trabalho a coisa melhore e a professora passe a estimular a leitura aos alunos.

    • Shirlei Cunha 28/09/2011 às 4:03 AM #

      O Abrão de Moraes tem muitas pedras preciosas , mas que ainda precisam de lapidação. Esse projeto da AEL é um olhar diferenciado para essas pedras que podem se tornar lindas joias. É um trabalho árduo, mas há professores que acreditam que eles são capazes. Os alunos é que precisam acreditar mais em si mesmos. Eu luto por uma escola pública de qualidade. Se depender de mim, vou criar condições para que a escola em que eu estiver e os alunos que eu encontrar possam se tornar da minha luta uma realidade. A AEL é o esforço conjunto, sem apoio da direção e da coordenação esse evento tão importante para a escola não seria possível.

      • Marilene 29/09/2011 às 11:17 AM #

        É Shirlei infelizmente estamos muito longe desse sonho de uma escola melhor para todos.E fico triste pois falta muito comprometimento de certos professores também.Sei que há alunos s/ comprometimento,pais também que nem sabem o que acontece na vida de seus filhos mas, a escola deveria preparar melhor seus profissionais começando, pela moça (o) da faxina pois as crianças precisam de atenção e ser tratadas como crianças.Escola pública de qualidade é um sonho a muito longo prazo.Mas quem sabe?
        Para você ter idéia a sala de leitura do Abrão deixa e muito a desejar pois, meu filho tem falado que a professora tem faltado direto e quando ela estava presente na maioria das vezes passava filme e pronto.Sem a mínima vontade de interpretar o filme c/ as crianças lê?
        Foi rara as vezes e olha que eu reclamei c/ a direção.As vezes é melhor ficarmos caladas pois até os funcionários nos olham diferente.Triste realidade…

  2. glenne 30/09/2011 às 2:54 AM #

    Shirley, o que vc achou do curso da Somática Educar?

    • Shirlei Cunha 01/10/2011 às 1:10 PM #

      Glenne,
      tudo bem? Eu gostei muito de ter feito o curso de português para estrangeiros, porque eu praticamente não tive base na faculdade de Letras nessa área. Para dizer a verdade, a maioria dos cursos de letras não têm em seu curriculo o ensino de português como segunda língua. O curso da Somática me ajudou a ter uma base sobre o tema e como lidar com materiais didáticos e alguns aspectos gramaticais e semânticos que nós professores de português não nos damos conta quando ensinamos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Eu recomendo. Beijos

Deixe um comentário

