Fundação da AEL Luis Fernando Verissimo

2 nov

A Fundação da AEL Luis Fernando Verissimo foi um sucesso. Os acadêmicos e membros correspondentes da EMEF Abrão de Moraes mostraram que literatura não é só para gente grande e demostraram maturidade na apresentação de seus autores na solenidade de posse.

Leia abaixo a introdução feita pela mestre de cerimônias prof.ª Ioná:

A AEL (academia estudantil de letras) foi um sonho que saiu da sala de aula da professora Sueli da EMEF Padre Antônio Vieira situada na zona leste da capital paulistana e tornou-se um projeto da Secretaria Municipal de Ensino.

O estímulo à leitura e o resgate de valores morais como solidariedade, respeito mútuo, amor e paz dão a direção deste trabalho. Atualmente tem sido realizado em mais de 17 escolas da diretoria regional de ensino e também já se expandiu para outros estados brasileiros.

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”

Raul Seixas

O sonho chegou até a EMEF Prof. Abrão de Moraes e se deparou com uma realidade não muito otimista e um terreno não muito fértil.  Apesar das dificuldades de início, a escola conta com profissionais experientes e capacitados, que acreditam numa escola pública de qualidade.

Resgatar o prazer da leitura dentro de um meio rodeado de brinquedos eletrônicos, aparelhos celulares e computares tem sido uma tarefa árdua para os educadores. Estes profissionais competem todos os dias contra o mundo digital tentando mostrar que os prazeres que estes objetos dão só duram até a próxima compra, fazendo do indivíduo um escravo do consumo, e que o conhecimento, ao contrário, nos torna pessoas com poder: livres para escolhermos, livres para agirmos, humildes para reconhecermos nossa própria ignorância em não saber.

Pensando em atrair os jovens para o mundo das letras, a AEL Luis Fernando Verissimo tem como tema “música e literatura: união perfeita”. Esta relação que vem desde a antiguidade começou com as poesias e trovas.  Aparecem, agora, repaginadas em canções populares e em alguns refrões de raps, reggaes e rocks.

E é neste clima que damos início a esta cerimônia agradecendo à presença dos alunos, seus pais e responsáveis e do corpo gestor da EMEF Prof. Abrão de Moraes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nossos alunos continuam firmes levando o espírito da AEL a diante.

É por meio de iniciativas como estas que as escolas possibilitam a quebra de paradigmas e dizem não ao determinismo social instituído sobre o ensino público e os alunos da periferia.

O próximo passo é a consolidação da turma para que a adesão seja maior e que mais professores se comprometam com essa atividade tão prazerosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: