AEL Machado de Assis

27 nov

Guarulhos ganha primeira Academia Estudantil de Letras

Alunos da rede estadual de ensino ocupam cadeira de imortais aos moldes da Academia Brasileira de Letras.

Por Shirlei Alexandra da Cunha

No dia 23 de Novembro de 2012, a E.E Prof.ª Maria Aparecida, Guarulhos, tornou-se sede da segunda Academia Estudantil de Letras em escolas de rede estadual de ensino, AEL Machado de Assis.

Seguindo os moldes da Academia Brasileira de Letras, a professora Maria Sueli da Fonseca Gonçalves, em 2005, descobriu uma maneira lúdica de despertar o prazer pela literatura nos alunos da EMEF Pe. Antonio Vieira, localizada na zona leste da capital paulistana. A proposta chegou a Guarulhos pelas mãos da professora de língua portuguesa Shirlei Alexandra da Cunha que já desenvolve na EMEF Prof. Abrão de Moraes, também na zona leste, o projeto com os alunos de Ensino Fundamental II.

Desde abril, a professora Shirlei se reúne com os alunos duas vezes por semana para tratar de literatura nacional e internacional. Na academia estudantil, Natanael é Luis Vaz de Camões, Amanda é Ziraldo, Vanessa é Machado de Assis, Pâmela é Pedro Bandeira, Natália é Edgar Allan Poe. No total são nove acadêmicos de sexto ano do Ensino Fundamental II que escolheram qual “imortal” representar. Eles não somente leem suas obras, mas discutem, interpretam suas personagens e transportam para a própria vida aquilo que os livros mostram.

O interesse despertado pela leitura de grandes autores traz consigo o desenvolvimento de uma postura acadêmica. O hábito da disciplina do estudo desenvolve o protagonismo infanto-juvenil, estimula a criatividade e o desabrochar do potencial que cada aluno tem dentro de si.

Iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de ensino, como as da E.E Prof.ª Maria Aparecida Rodrigues, devem ser divulgadas para que sejam ampliadas e realizadas em mais escolas da rede, assim, recebendo total apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Anúncios

2 Respostas to “AEL Machado de Assis”

  1. PAULO OTAVIO DOS SANTOS CUNHA 06/09/2016 às 1:51 PM #

    Olá professora Shirlei! Tudo bem?

    Achei fantástico o projeto da AEL que está sendo desenvolvido na prefeitura de SP, e ahcei ainda mais fantástico quando descobri que existiam escolas da rede estadual que estavam tentando implantar o projeto!

    Você poderia me responder uma coisa? A AEL da Profa Maria Aparecida, ainda está funcionando? Vocês desenvolvem os projetos atrelados a Sala de Leitura da Escola?

    Achei muito interessante seu trabalho!

    Um abraço,

    Paulo.

    • Shirlei Cunha 06/09/2016 às 5:11 PM #

      Olá Paulo. A Ael Machado de Assis está firme e forte já há 4 anos. É uma atividade independente. Entre no meu face Shirlei Alexandra da Cunha e poderá conferir.Agradeço o interesse e estou a disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: