Redação nota 0

17 jan

530 mil tiram nota 0 em redação do ENEM 2014. Tenho certeza de que já estão procurando os culpados.
É claro que num primeiro momento serão os professores, pois estão na ponta da corda do sistema educacional.
Professores e alunos são as vítimas palpáveis, mas o problema da educação falida envolve muito mais fatores.
A quem favorece a ignorância de um povo? Nós aqui sabemos que é à manutenção do poder nas mãos de um pequeno grupo. Aquele que se apavora com o crescimento da classe média e teme a perda de privilégios.
Além disso, concorre o pensamento medíocre daqueles que melhoraram um pouco de vida e se bastam, pois acham que estão no lucro.
Mentalidade incutida no brasileiro devido nossa colonização católica. Ser senhor e servir.
Agora leio aqui e acolá críticas, análises e gente desentendida metendo o bedelho. Não vejo ninguém arregaçando as mangas e propondo soluções.
Nós somos o sistema!
A força das manifestações pelo aumento das passagens nos transportes públicos poderia ocorrer também pela melhoria da educação.
O povo que é o mais lesado deveria se levantar para exigir junto aos professores uma escola pública de qualidade para os seus, melhor condições de trabalho e valorização para os trabalhadores da educação.
Enquanto estiver dentro vou lutar.
Só posso dizer que: se não partir também da família, que é a primeira instituição, o incentivo de seus membros à leitura e também à formação para a cidadania vai ficar muito difícil só pra mim, que sou professora de língua portuguesa, reverter esses indicadores.

Obs. Revisores são bem vindos.

3 Respostas to “Redação nota 0”

  1. Eurico Gomes 17/01/2015 às 7:02 PM #

    “Tenho certeza de que já estão procurando os culpados”. Eu acho que não! Primeiro eu quero reconhecer a boa intenção do post. Agora quanto que está preocupado, eu acho que somente as pessoas de bom senso. Os responsáveis pela educação, estão respirando um ar de dever cumprido! Eleitores analfabetos, eleições garantidas! Essa é a nossa política atual… quando vamos vencer esses porcalhões? Só Deus sabe! E nem adianta esperar bons resultados da educação vindo do governo. Pode ser que melhore por meio de ações voluntárias (ongs, projetos sociais mantidos pela sociedade). É aí que fica minha pequena esperança!

    • Shirlei Cunha 17/01/2015 às 7:27 PM #

      Realmente a grande massa nem sabe do que se trata e os beneficiários talvez sintam satisfação por tudo continuar como está.
      Mas eu sei, daqui a pouco vai vir uma reforma aí dentro do Ensino Médio. Alguma providência têm que ser tomadas mesmo que seja só para “inglês ver”. E no final das contas vai sobrar pra mim que sou professora.
      Concordo que a melhoria na Educação parte de grupos isolados,de ações voluntárias, de pessoas que ousam e trabalham em conjunto.Temos exemplos de projetos assim espalhados pelo Brasil. Há uma escola no Capão Redondo,SP. Dentro dos grandes centros é muito complicado convergir interesses.
      Estou fazendo minha parte e tentando agregar o maior número de pessoas possíveis nessa luta diária por uma escola pública de qualidade.

      • Eurico Gomes 17/01/2015 às 8:07 PM #

        Concordo com você, e concordo duas vezes quando você diz que é professora, nada melhor do que os próprios profissionais de educação avaliar, ou melhor, diagnosticar o problema. Eu sou Contador e tem duas áreas que afetam minha profissão, que é a Tributária e de Direito Trabalhista. Dizem que estão fazendo reforma mas você sabe como? Entre eles e pelos interesses deles. Olhe para as novas leis trabalhistas, pouco a pouco o trabalhador vem perdendo seus direitos, sem perceber que estão sendo roubados. As obrigações tributárias mudam tanto que tudo que aprendi no ano passado, daqui a 5 meses não valerá mais… E os profissionais que deveriam ser consultados para tais reformas? Nunca serão consultados! Neste país de meu Deus já tivemos Ministro de Ministro de Minas e Energia que não sabe trocar uma lâmpada. E a Educação esta nas mãos de politiqueiros também. Infelizmente é assim que acontece…

Deixe um comentário

